Proposta Pedagógica

A AEN é uma escola sócio interacionista que prioriza o trabalho das relações consigo, com os outros e com o ambiente que nos cerca. Além disso, nossa proposta tem o viés biocêntrico, ou seja, promove ações que valorizam a vida e geram aprendizados significativos.
A Pedagogia de projetos também faz-se presente em nossa proposta, principalmente nas séries iniciais, promovendo grandes descobertas.
Na AEN, o foco do trabalho pedagógico é voltado para o aprendizado e, por isso, buscamos meios de torná-lo possível e real para todos, respeitando o tempo e as áreas de interesse de cada um.
Rodas de conversas, debates, aulas passeio, experiências e vivências integradoras são alguns dos recursos que utilizamos a fim de gerar aprendizados significativos.
Priorizamos também o contato com as sensações de cada aluno em seu processo de aprendizagem, facilitando a coerência entre o sentir, o pensar reflexivo e o agir no mundo.
Projetos Pedagógicos

Eu Sou Porque Nós Somos
Os projetos - definidos, construídos e avaliados coletivamente - dão sentido às atividades de sala de aula, fazendo com que elas deixem de ter um objetivo meramente “escolar” e passem a ser uma necessidade prática, concreta. É uma possibilidade biocêntrica de aprendizagem que nos possibilita:
• Construir um ambiente cooperativo, onde decisões coletivas e compromissos assumidos garantem o exercício da experiência democrática;
• Construir um espaço significativo de aprendizagem, onde as experiências de interação ressignifique, numa perspectiva social, os atos de ensinar e aprender.
• A organização fornecida por esse modelo didático permite ao aluno:
• Não depender somente das escolhas dos adultos;
• Decidir, comprometer-se com o trabalho;
• Projetar-se no tempo e planificar suas ações;
• Ser sujeito de sua própria “aprendizagem”;
• Produzir algo de significado e útil;
• Avançar na conquista da “autonomia”.